A FAZENDA

EDUCAÇÃO E

PESQUISA

PROJETOS

PREMIAÇÕES

PARCERIAS

RESPONSABILIDADE

SOCIAL

CONTATO



Sobre a Fazenda

Localizada junto à Floresta Estadual Uaimi-í, em Ouro Preto, em área de mata atlântica protegida e preservada, a Fazenda Engenho d’Água está inserida na APA das Andorinhas (Área de Proteção Ambiental) e tem como princípio fundamental a concretização de ações voltadas para a criação comercial e conservacionista de animais silvestres, a proteção do meio ambiente, a conscientização ambiental e a promoção da sustentabilidade. A Fazenda Engenho d’Água é cadastrada no IBAMA como uma Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), por se tratar de uma propriedade “de significativa relevância dentro do contexto de conservação da fauna do Bioma Mata Atlântica”.

Em 2006, a Fazenda Engenho d’Água foi inserida no Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (PROMATA), tendo enriquecido seus bosques já preservados e protegidos com o plantio de mais de 4.000 mudas de espécies nativas.

A Fazenda Engenho d’Água está inserida em duas Reservas da Biosfera: da Mata Atlântica e da Serra do Espinhaço. Uma Reserva da Biosfera é um centro de monitoramento, pesquisa, educação ambiental e gerenciamento de ecossistemas. Seu gerenciamento é resultado de um trabalho conjunto de instituições governamentais, não governamentais e centros de pesquisa, numa integração que busca atender as necessidades da comunidade local e promover um melhor relacionamento entre os seres humanos e o meio ambiente em que vivem.

Contando com a participação de várias instituições, incluindo empresas, universidades, governo e terceiro setor, a Fazenda Engenho d’Água desenvolve os Projetos FAUNATIVA, CONCERVO, REVOADAS, ECONHECENDO AS TRILHAS e OURO VERDE, que são apresentados nas páginas deste site.



Missão

ATUAR DECISIVAMENTE PELA PROTEÇÃO DE NOSSOS RECURSOS NATURAIS E CULTURAIS, CONTRIBUINDO COM O FORTALECIMENTO DA CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE E DA QUALIDADE DE VIDA.

Visitas Agendadas para Turmas de Escola e Universidades!

A Fazenda Engenho d’Água está estruturada para receber a visitação orientada de turmas escolares do ensino fundamental, médio e universitário em atividades de educação ambiental, dias de campo e apoio a pesquisas científicas.

Em parceria com a Oscip INSTITUTO XOPOTÓ, são desenvolvidos em conjunto os Projetos “Econhecendo as Trilhas” e “Despertar da Consciência Ambiental”.

A Fazenda Engenho d’Água funciona também como um “campus avançado” para práticas de campo e pesquisa por parte de universitários e pós-graduandos em Veterinária e Ciências Biológicas, entre outras áreas do conhecimento.


Contate-nos através do nosso e-mail contato@engenhodagua.com.br